x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

04 h 10

Terça-feira, 30 Maio 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


10/10/2016

Equipamento brasileiro reduz custo de exames de visão

Exame do fundo do olho

Três pesquisadores brasileiros, ex-alunos da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, desenvolveram um equipamento que pode reduzir em até 10 vezes o custo dos exames de retina e ampliar o acesso às avaliações oftalmológicas preventivas.

O aparelho é uma espécie de câmera, chamada retinógrafo (SRC - Smart Retinal Camera), formado por um conjunto óptico e eletrônico que funciona acoplado a um telefone celular, permitindo obter imagens de alta resolução do fundo do olho.

Com celulares que possuam câmeras de boa qualidade, o aparelho captura imagens similares às obtidas com equipamentos mais complexos e que estão disponíveis apenas em clínicas especializadas de oftalmologia.

Retinógrafo portátil

As duas grandes vantagens do aparelho são a facilidade de uso e a portabilidade.

O retinógrafo não precisa ser manejado por um profissional especializado e o fato de ser miniaturizado e portátil facilitará o atendimento de comunidades carentes, que não contam com clínicas especializadas, ou durante campanhas.

"O resultado das imagens pode ser enviado para a avaliação de um atendimento de excelência em oftalmologia e, com isso, obter um laudo remoto de alto nível técnico," sugeriu Diego Lencione, um dos criadores do retinógrafo.

Tudo junto significa que um exame de retina terá um custo "dez vezes menor do que o convencional," acrescentou Lencione.

O aparelho ainda precisa passar pelos testes clínicos, mas seus criadores esperam ter cumprido todas as etapas para a colocação e comercialização no mercado até o primeiro semestre de 2018.

Diário da saúde

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011