x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

21 h 13

Domingo, 22 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


13/06/2016

FSFX realizará mutirão de cirurgias oftalmológicas no Hospital Carlos Chagas

Ao completar o primeiro mês à frente das atividades do Hospital Municipal Carlos Chagas, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) apresenta um balanço positivo das principais ações já implantadas e ainda anuncia outras novidades para a população de Itabira nos próximos dias. Em junho, dará início aos atendimentos de cirurgia de catarata e de glaucoma.

“A partir do alinhamento com a Secretaria de Saúde da Prefeitura, a previsão é realizar cerca de 300 cirurgias de cataratas e outros procedimentos oftalmológicos nos próximos meses, visando zerar a fila de procedimentos de Itabira e região”, explica Ana Rosa dos Santos, superintendente de Assistência do Hospital Municipal Carlos Chagas.

Nos primeiros 30 dias, mesmo com a implantação das novas rotinas, as equipes da FSFX já conduziram 135 internações de pacientes no Hospital Municipal Carlos Chagas. Foram efetuados também quase 1.300 exames de diagnóstico por imagem, que incluem mamografias, raios-x, tomografias, ultrassonografias, colonoscopias, ecocardiografias, eletrocardiografias, endoscopias e testes ergométricos. Destaque para a realização de 389 mamografias, que foram retomadas após um longo período de paralização. A partir de junho, passarão a ser disponibilizadas cerca de 500 vagas desse exame por mês.

Outro importante trabalho empreendido tem sido a implantação de novas rotinas e modernização do Centro Cirúrgico, visando a realização das cirurgias eletivas pactuadas. Toda a estrutura do setor foi organizada, o que inclui treinamento de colaboradores, catalogação dos instrumentais, compra de novas mesas cirúrgicas, manutenção corretiva e preventiva de todos os equipamentos disponíveis.

“Além de dar agilidade para suprir as necessidades da população e as demandas do hospital que estavam reprimidas, a Fundação quer fazer mais e melhor. Por isso tem focado para aprimorar processos assistenciais e administrativos em diversas áreas do hospital”, reforça Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX. Um bom exemplo são as mudanças adotadas na realização de exames de eletrocardiograma, como a aplicação de um novo método que dispensa a utilização de eletrodos, sendo mais moderno e econômico. O resultado disso foi um aumento de produtividade e de qualidade dos exames por um valor 94,4% menor do que hospital gastava antes.

Para o mês de junho, a Fundação São Francisco Xavier já se comprometeu em realizar quase o dobro de exames de diagnóstico, incluindo mamografia (634), raios-x (550), tomografia (280), endoscopia (80), colonoscopia (15), eletrocardiograma (310), teste ergométrico (52) e ultrassom (400). Está prevista ainda a abertura do Ambulatório para realização de consultas nas especialidades de Clínica Médica, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Reumatologia e Oftalmologia, para os pacientes encaminhados pela Prefeitura.

Capacitação e tecnologia

Uma rotina nas unidades da Fundação é a realização de treinamentos assistenciais específicos, que, desde o início de maio, tem feito parte também do dia a dia dos profissionais contratados para o Hospital Municipal Carlos Chagas. A estratégia é repeti-los nas próximas semanas com os demais colaboradores admitidos no novo Processo Seletivo para completar as vagas restantes.

Nos primeiros 30 dias, equipes já foram treinadas em: Curso de Emergências Clínicas, Capacitação e procedimentos de Enfermagem, Boas práticas de medicação de pacientes, Ressuscitação Cardiopulmonar, Treinamentos e orientação de medicações e procedimentos in loco para enfermagem, Integração de novos colaboradores, Introdutório de Segurança, Técnicas de excelência no atendimento, Postura e ética no trabalho, Marcação de atendimentos, Práticas de medicação, Técnicas de conservação e limpeza, Técnicas de desinfecção de leitos e Requisição de materiais de atendimento e execução de prescrição.

Outros pontos de destaque foram a migração dos 110 computadores do Hospital Municipal Carlos Chagas para a rede de informática da FSFX; e a implantação num tempo recorde do Tasy, o sistema de gestão da Fundação, que substitui vários sistemas ao integrar em um único informações das diversas áreas assistenciais e de gestão. Já estão em pleno funcionamento os módulos do sistema que contempla Recepções, Internação, Suprimentos, Farmácia, Laboratório de Patologia, Faturamento e Diagnóstico por Imagem, garantindo mais qualidade e segurança na assistência e na produção de informações para o gerenciamento do hospital.

Também foi instalada uma linha de transmissão de dados do PACS (Picture Archiving and Communication System), o sistema de comunicação e arquivamento de imagens de exames de diagnóstico. Por meio dele, é possível integrar dados de mamografia e de raios-x do HMCC com os sistemas corporativos da FSFX. Isso permite tanto ao médico que acompanha o paciente visualizar o exame com mais rapidez nas estações de trabalho, como também transmitir imagens dos exames para as centrais de laudos da Fundação, em Belo Horizonte e Ipatinga. As centrais são ambientes exclusivos para médicos radiologistas se concentrarem na elaboração de laudos e relatórios sobre exames de imagem, dando mais agilidade na divulgação dos resultados para médicos e pacientes.

Por falar em otimização e tecnologia, já tem muita gente percebendo isso na palma da mão. Além de ganhar uma página oficial no Facebook onde a população pode curtir e conferir notícias da instituição, o Carlos Chagas agora adotou o sistema de envio de lembrete de consultas e exames enviado por meio de mensagem de texto no celular (SMS). Assim, confirmado o agendamento do paciente pela Prefeitura de Itabira para o atendimento no HMCC, o cliente receberá uma mensagem com um dia de antecedência do horário previsto, lembrando-o do seu compromisso. É mais praticidade e comodidade.


De fato on line

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011