x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

19 h 15

Segunda-feira, 22 Julho 2019

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


26/08/2014

Oftalmologista alerta sobre os riscos do mau uso de maquiagem

Os cuidados com o uso, qualidade e a procedência da maquiagem são indispensáveis para que os olhos não sejam prejudicados. “Grande parte das alergias, contaminações da córnea e conjuntiva acontece por causa de maquiagens vencidas e compartilhamento com as amigas”, alerta Rachel Gomes, oftalmologista do H.Olhos – Hospital de Olhos Paulista.
 
Uma dica para manter a saúde dos olhos entre mulheres que têm o hábito de se maquiar é fazer a remoção cuidadosa toda noite. “Mesmo cansada, não é recomendável dormir maquiada para evitar o risco de que o cosmético irrite os olhos”, relata a médica.
 
Independente do tipo de produto aplicado na remoção, os movimentos devem ser feitos sempre em direção ao nariz. Isso porque movimentos no sentido contrário podem abrir a pálpebra inferior do globo ocular, facilitando a penetração de impurezas nos olhos.
 
Outra recomendação é colocar as lentes de contato somente após terminar a maquiagem para diminuir os riscos de contaminação. Além disso, o produto não deve ser usado na parte interna dos olhos, e sim, dos cílios para fora. Ao final, é importante lavar pincéis e esponjas. Se houver irritação ou coceira na área dos olhos, é recomendável suspender o uso e procurar um oftalmologista.
 
Os cosméticos e pincéis não devem ser compartilhados entre diferentes pessoas. “Há doenças contagiosas da superfície ocular e pálpebras que podem ser transmitidas dessa forma. Se possível, quando for a um salão, leve os seus pincéis e lápis”, recomenda a Dra. Rachel.
 
Os problemas mais comuns decorrentes do mau uso de cosméticos são olho seco, alergia, inflamação, irritação e contaminação da conjuntiva ou córnea. Visão embaçada, vermelhidão, coceira, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento, fotofobia, inchaço das pálpebras e secreção são os sinais de alerta que indicam a necessidade de consulta imediata.
 
Sobre o H.Olhos

O H.Olhos (Hospital de Olhos Paulista) é o mais moderno centro de saúde ocular de São Paulo e um dos maiores do Brasil. O prédio possui 13 andares, sendo dois inteiramente destinados à cirurgia ocular com equipamentos oftalmológicos de última geração. É um complexo hospitalar completo: consultórios, centro de diagnóstico, de auxilio óptico, visão subnormal e cirúrgico, ala infantil, apartamentos para internação, pronto socorro, adaptação de lentes e espaço para eventos.
 
Contato: (11) 3050-3030 - Site: http://www.holhospaulista.com.br/hospitaldeolhos/  

Portavoz

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011