x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

09 h 15

Quinta-feira, 27 Junho 2019

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


06/08/2014

Cuidado com os olhos durante o trabalho

Uso frequente de computador e exposição ao ar condicionado prejudica a qualidade da visão
 
No dia 27 de julho , foi comemorado o Dia Nacional de Prevenção ao Acidente no Trabalho. Muitas profissões exigem cuidados redobrados com os olhos. Marceneiros, pedreiros e profissionais da indústria metalúrgica, por exemplo, devem utilizar óculos de proteção, para evitar acidentes oculares causados pelos resíduos e partículas que se desprendem durante a atividade. 
 
O oftalmologista Adelmo Jesus dos Santos, do Visão Institutos Oftalmológicos, explica que o descolamento da retina é um incidente que pode acontecer com os trabalhadores. “A retina é o tecido nervoso do olho. Traumas, quedas ou batidas muito fortes na cabeça podem fazer com que a retina descole das outras estruturas do olho. Por isso, é muito importante a segurança no local de trabalho, o uso de equipamentos adequados, como capacetes e óculos de proteção, que previnam acidentes.”
 
Outras atividades, aparentemente mais seguras, também apresentam riscos à qualidade da saúde ocular. O oftalmologista faz um alerta para as pessoas que passam horas ininterruptas em frente do computador. “O uso de aparelhos eletrônicos, como computadores, tabletes e televisões, por um período muito longo, pode causar a ceratite de exposição, doença que provoca a inflamação da córnea devido à perda de lubrificação dos olhos”, adverte. 
 
O médico ressalta, ainda, os perigos de ficar exposto ao ar condicionado e ao ventilador em locais fechados, como os escritórios. “Esses aparelhos prejudicam a umidade do local, aumentando ainda mais a secura já característica de Brasília. Essa baixa umidade provoca irritações nos olhos, vermelhidão ocular e possíveis dores, em casos mais graves, ferimentos nas córneas. Já a falta de ventilação dos escritórios propicia a circulação e o contágio de doenças como a conjuntivite”, conclui o especialista.


Segs

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011