x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

06 h 56

Quarta-feira, 23 09 2020

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


11/12/2012

Oftalmologista do H.Olhos alerta para os cuidados na compra de óculos escuros

O uso de óculos escuros é importante para a saúde dos olhos, mas é preciso muito cuidado na hora de comprá-los.  Modelos semelhantes aos de grife são encontrados no comércio popular a preços infinitamente inferiores.
 
“O problema é que esses óculos e lentes não são fiscalizados pelo IMETRO e pela ANVISA e, muitas vezes, não oferecerem proteção contra raios ultravioleta. Além disso, suas armações podem machucar quando quebram, pois são confeccionadas com materiais inadequados”, alerta o Dr. Flávio Yamashiro, oftalmologista do H.Olhos (Hospital de Olhos Paulista). 
 
Para o médico, usar óculos escuros sem filtro é pior do que ficar sem eles. “Quando usamos óculos escuros, a pupila abre. Se a lente não tem filtro ultravioleta, entrará um número muito maior de raios, danificando a retina”, diz.

Para garantir a capacidade de proteção das lentes, as principais lojas contam com aparelho que acusa quando as lentes não são eficientes.

O uso de óculos escuros é recomendado sempre que a pessoa se expor aos raios ultravioletas do sol, principalmente quando sua incidência está maior, entre 10 e 15 horas. A exposição prolongada aos raios pode resultar, a longo prazo, em várias doenças, como catarata e degeneração da retina (diminuição da visão). Também contribui para o aumento da incidência de Pterigio (membrana branca avermelhada que cresce em direção à pupila ou menina dos olhos).

Porta-Voz Comunicação Estratégica

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011