x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

09 h 42

Domingo, 26 Janeiro 2020

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


08/11/2012

Doenças oculares relacionadas ao diabetes podem levar a cegueira

O diabetes já é considerado uma epidemia em todo o planeta - são mais de 366 milhões, segundo a International Diabetes Federation (IDF). No Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas tem a doença (estimativa da Sociedade Brasileira de Diabetes) e correm o risco de perder completamente a visão, se cuidados preventivos não forem tomados.

“É muito importante que o diabético faça exame de fundo de olho a cada seis meses para evitar problemas oculares como a retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. Com os recursos de diagnóstico e tratamento existentes hoje é inadmissível deixar o problema evoluir até este ponto”, afirma Dr. Antonio Leone, responsável pelo setor de Retina do H.Olhos (Hospital de Olhos Paulista).

A Retinopatia Diabetica evolui de forma traiçoeira e sem  apresentar sintomas em suas fases iniciais. O problema só é percebido quando já ocorre uma baixa da visão. “Como é muito difícil a recuperação de grau de visão perdida, é importante que o diabético seja submetido a exames mesmo sem alterações visuais”, explica o médico do H.Olhos.

A retinopatia diabética é consequência do estreitamento ou bloqueio dos vasos sanguíneos da retina, no fundo do olho, além de enfraquecimento da sua parede e precisa ser tratada antes da queixa originada pelo impacto deste quadro. Além do exame de fundo de olho, a melhor forma de prevenir a doença é o controle rigoroso da glicemia, da pressão arterial e dos níveis do colesterol.

O tratamento mais indicado é a fotocoagulação retininiana com laser. Quando a doença está mais avançada são usadas drogas injetáveis e cirurgias. “Cerca de 75% dos portadores de diabetes há mais de 20 anos apresentam retinopatia diabética. Além disso, o diabético possui 25 vezes mais chances de perda da visão ao longo da vida, na comparação com o restante da população.”, finaliza Leone.
Porta-Voz Comunicação Estratégica

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011