x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

18 h 31

Sábado, 24 Outubro 2020

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


23/03/2012

Projeto no Rio promove exame oftalmológico gratuito para diabéticos

O projeto fluminense Oftalmologista Amigo do Jovem Diabético, que visa atender gratuitamente diabéticos até 30 anos, quer se expandir para o resto do país. A campanha nacional foi lançada no Congresso Latino Americano de Obesidade, Diabetes e Hipertensão, no Rio de Janeiro.

Desde 14 de novembro, a iniciativa já conta com 126 inscritos, sendo que a metade já foi atendida. Segundo Solange Travassos, professora adjunta em endocrinologia da Universidade Gama Filho (RJ), os cerca de 50 médicos no Estado do Rio de Janeiro estão ociosos. "São necessárias mais pessoas no projeto", destaca, ao acrescentar que "90% dos diabéticos com mais de 10 anos de doença apresentam algum problema de visão".

É importante destacar que mesmo os diabéticos que não sentem dificuldade para enxergar ou qualquer outro problema, devem fazer o exame de fundo de olho anualmente. "É gritante a diferença no tratamento entre quem tem recursos e quem não tem. O Sistema Único de Saúde carece de oftalmologistas. Os diabéticos que precisam urgente de cirurgia para retinopatia acabam ficando cegos, pela falta de atendimento".

Cada médico do projeto se compromete a atender dois jovens diabéticos até 30 anos gratuitamente em seus consultórios por mês. Para ser atendido, o paciente deve ser filiado a uma associação de diabéticos local ou se inscrever pelo site: www.unidospelacriancadiabetica.com.br. Vale lembrar que, por enquanto, só o Estado do Rio de Janeiro conta com médicos cadastrados.

O projeto está em negociação com a ADJ (Associação de Diabetes Juvenil), em São Paulo, para cadastrar e agendar pacientes e recrutar médicos no Estado. O objetivo principal do programa é orientar e prevenir a cegueira, mas também indica casos mais graves para centros de referência para realização de cirurgia.
Bol

  • Dimo Corrêa Junior - 20/08/2012

    Retinopatia diabética

    Tenho 58 anos e acessei á esta página para ter uma orientação de buscar um tratamento para meu problema de vião.Apesar de saber a importÇancia do trabalho maravilhoso que vocês estão desenvolvendo,tenho certeza que obterei uma solução para o meu problema. não tenho recursos finaceiros suficientes para fazer uma operação de retinopatia diabética , que já foi constatada através de medicos da rede publica há 4 anos passados. Gostaria de uma solução ou endereços de médicos que possam me ajudar, sou músico e não consigo mais exercer minha atividade por este problema de visão , que me impede de me locomover e hoje alguém está escrevendo por mim . Agradeço a ajuda.

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011