x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

18 h 42

Sábado, 24 Outubro 2020

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


23/03/2012

Equoterapia contribui para a reabilitação do deficiente visual na sociedade

O contato direto com o cavalo e os exercícios aplicados pela CAMASTER podem contribuir para um melhor convívio.

A equoterapia busca proporcionar aos praticantes melhor desenvolvimento biopsicossocial. Nela, o animal funciona como elemento de ligação, facilitando ao terapeuta abordar as questões psicológicas e cognitivas.
 
Como forma de readaptar ou mesmo inserir o praticante que possui deficiência visual na sociedade, a Camaster Equoterapia, situada em Salto/SP, trabalha para contribuir com o processo de desenvolvimento das relações sociais e a inserção em um novo ambiente.

Para isso, a Camaster conta com uma equipe de profissionais que aplicam técnicas específicas a estes praticantes com o objetivo de proporcionar melhorias nos aspectos motores relacionados à marcha e ao equilíbrio. "Os aspectos cognitivos, emocionais, a aprendizagem, as relações sociais, o sentimento de segurança e o estímulo dos outros sentidos contribuem para que o praticante se sinta mais preparado para desempenhar suas tarefas no dia a dia", comenta a terapeuta ocupacional da Camaster, Luciane Garcia Correa Padovani.

Como exemplo das técnicas utilizadas, enquanto cavalga o praticante é estimulado a experimentar diferentes texturas com os pés e as mãos, com as sensações de quente e frio, tocando gelo, sagu, a terra, a pelagem do cavalo. "Sabemos que a limitação visual provoca prejuízos como lentidão ou eventual atraso no desenvolvimento biopsicossocial. A equoterapia atende as necessidades do praticante e ajuda a minimizar esses prejuízos", esclarece.

A equoterapia pode ser praticada desde criança. "Na Camaster realizamos a equoterapia uma vez por semana com duração de 30 minutos de montaria, porém antes temos o treino de adaptação do praticante no espaço em que ele está inserido, para que ele possa se sentir mais seguro através das técnicas que utilizamos, assim ele poderá ter melhor evolução no quadro", afirma a terapeuta.
 
Luciane comenta que não existe um tempo específico de tratamento na equoterapia já que ela sempre traz benefícios à saúde do praticante, além de ser aliada aos demais tratamentos que ele já realiza.

Opticanet

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011