x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

11 h 27

Segunda-feira, 24 Novembro 2014

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


26/11/2010

Instituto de Cegos oferece atendimento gratuitamente na Bahia

Educar e incluir deficientes visuais na sociedade. Há 77 anos, esta é a proposta do Instituto de Cegos da Bahia, que começa a construir, em dezembro, um novo prédio para abrigar o Centro de Intervenção Precoce.

No centro é feito, gratuitamente, o teste do reflexo vermelho, mais conhecido como “teste do olhinho”, em crianças nascidas em maternidades públicas, como conta a presidente do instituto, Sílvia Maria Figueredo. “O teste é importante para evitar que a criança fique cega”, ressalta.

Caso seja detectado algum tipo de deficiência visual, a criança é acompanhada por uma equipe multidisciplinar, constituída por terapeuta, assistente social, psicólogo e oftalmologista. “É necessário todo acompanhamento para que a criança e a família aceitem a cegueira e percebam que não é o fim do mundo”, afirma Sílvia.

Após os 5 anos de idade, segundo ela, as crianças  passam a ter aulas complementares no instituto e frequentar a escola tradicional. “São aulas para que eles levem uma vida normal”, explica. São oferecidas aulas de braile, música, esportes, informática e mobilidade.

A instituição oferece, ainda, consultas oftalmológicas para a comunidade. “Estamos de portas abertas para todos. Mas, como a procura é grande e temos apenas sete oftalmologistas, pode ser que a consulta demore mais de um mês”, avisa Sílvia. Segundo ela, somente este ano foram realizadas mais de três mil consultas oftalmológicas.

Mudanças - “Comecei a ver a vida de outra forma”, afirma Lorena Almeida, 17, ao falar sobre o que mudou após começar a frequentar o instituto, há 10 anos: “Eu tinha vergonha de estudar em escola normal. Os meninos ficavam me botando apelido”. Lorena conta, ainda, que aprendeu a “andar sozinha”, nas aulas de mobilidade: “Antes, sempre tinha que sair com alguém”. Gabriela Nascimento, 19, diz que a vida dela também melhorou. “Eu aprendi várias coisas, como ler e escrever, e  fiz amigos”, ela comemora.

Instituto de cegos

Atendimento - Para marcar consultas gratuitamente, basta ligar para o número 3242-1073

Doações - O instituto  é mantido por doações da sociedade. São aceitas diversas doações, desde móveis até roupas. Para doar, ligue para 3242-1073 ou na Rua São José de Baixo, 55 – Barbalho 
A Tarde

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011