x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

08 h 01

Sexta-feira, 19 Dezembro 2014

CONHEÇA

O OLHO HUMANO


COMO ENXERGAMOS

Dr. Visao - O Olho como enxergamos

As imagens e os raios de luz atravessam a córnea, o humor aquoso, a pupila, o cristalino e o humor vítreo. Todos esses meios devem estar transparentes para que a luz possa passar por eles e chegar à retina. Da retina, são encaminhados para o cérebro através do nervo óptico.

Nos primeiros anos de vida, qualquer diminuição da transparência das estruturas a serem atravessadas pela luz ou formações de imagens fora da retina pode ocasionar deficiência visual irreversível. Por isso a necessidade da retina e do cérebro receberem estímulos visuais nítidos desde o nascimento.

ANATOMIA DO OLHO E FISIOLOGIA DA VISÃO

O globo ocular está situado dentro de uma cavidade óssea e possui aproximadamente 24mm de diâmetro anteroposterior e 12mm de largura.
ANEXOS OCULARES

As sobrancelhas, os cílios e as pálpebras são protetores do globo ocular. Impedem que partículas, como poeira, caiam dentro do olho. As pálpebras também têm como função a distribuição de lágrima, ocorrida durante o piscar.

Dr. Visao - Anexo Globo Ocular

A conjuntiva é película vascular que recobre a esclera na porção visível, até a córnea. Também recobre a parte interna da pálpebras inferiores e superiores.Os músculos cada olho possui seis músculos que possibilitam sua movimentação para os lados. Quando os músculos funcionam, normalmente os dos olhos estão sempre mirando na mesma direção. Mas se a algum não funciona bem, ocorre o estrabismo ou vesguice.

APARELHO LACRIMAL:

A glândula lacrimal fabrica a maior parte da lágrima que banha o olho. No canto interno da pálpebra(próximo ao nariz) existem um orifício e um canal que levam a lágrima já usada para o nariz. A lágrima serve para limpar, facilitar o ato de piscar e nutrir o olho.

Dr. Visao - Globo Ocular

CÓRNEA:

É uma membrana transparente, localizada na frente da íris. Tem como funções permitir a entrada de raios de luz no olho e a formação de uma imagem nítida na retina. Seria como a lenta da máquina fotográfica. ÍRIS: disco colorido com um orifício centras ( chamado de PUPILA)- menina dos olhos). Sua função é controlar a quantidade de luz que entra no olho: ambiente com muita luz faz fechar a pupila; ambiente com pouca luz faz dilatar a pupila. Exerce a função idêntica ao diafragma de uma máquina fotográfica.

Se imaginássemos o olho como uma máquina fotográfica:

Dr. Visao - O Olho e a Maquina Fotografica

CRISTALINO:

Lente biconvexa, transparente, flexível 9 capa de modificar sua forma), localizada atrás da íris. Sua função é focar os raios de luz para um ponto certo na retina. RETINA: camada nervosa, localizada na porção interna do olho, onde se encontram célula fotoreceptoras( CONES, responsáveis pela visão central e pelas cores, e Bastonetes, responsáveis pela visão periférica e noturna). Sua função é transformar os estímulos luminosos em estímulos nervosos que são enviados para o cérebro pelo nervo óptico. No cérebro essa mensagem é traduzida em visão.

COROÍDE:

É uma camada intermediária, rica em vasos que servem para a nutrição da retina. A região da retina, responsável pela visão central, chama-se MÁCULA, na qual se localizam os cones.

HUMOR VÍTREO:

É uma substância viscosa e transparente, que preenche a porção entre o cristalino e a retina.

HUMOR AQUOSO:

É um líquido transparente, que preenche o espaço entre a córnea e a íris. Sua principal função é a nutrição da córnea e do cristalino, além de regular a pressão interna do olho.

ESCLERA:

é a parte branca do olho. Sua função é a proteção ocular.

PRIMEIROS CUIDADOS E DESENVOLVIMENTO DA VISÃO

Os primeiros cuidados com os olhos quem que tomar são nossas mães, fazendo os exames pré-natais. Nesses exames, o médico descobre se há algum problema com o bebê ou com a mãe (que pode ser transmitido ao bebê). Depois do nascimento, podem surgir conjuntivites e outros problemas, que devem ser tratados sempre médico especializado em olhos,. O oftalmologista. A partir do nascimento, a visão se desenvolve até mais ou menos 5 anos, quando a visão já será igual á de um adulto. Durante esses primeiros anos é muito importante perceber se a criança tem algum desses sintomas, que podem ser sinal de problema de visão:

  1. Dor de cabeça ou mal-estar durante ou depois de esforço visual ( leitura, aula, assistir tv etc).
  2. Franzir a testa ou apertar os olhos para enxergar objetos distantes.
  3. Ler com os livros ou cadernos muito próximos do rosto.
  4. Desinteresse pela aula e pela leitura, dispersão, desatenção.

Surgindo algum desses sintomas, não espere: leve a criança ao oftalmologista o mais cedo possível. Quanto mais rápido, maiores as chances do problema ser tratado e corrigido a tempo

CUIDADOS COM A VISÃO

Objetos cortantes e de ponta devem ser mantidos afastados de criança. Em sítios e fazendas, cuidado com animais que podem bicar.

Cuidado com produtos químicos: álcool, detergente, soda cáustica ou água sanitária são muito perigosos. Se atingirem os olhos, lave-os durante 20a 30 minutos com soro fisiológico ou água limpa e, depois disso, procure o médico com urgência. Casos com este são emergências.

Pais ou pessoas que fumem devem redobrar os cuidados com criança por perto. Não segure ao mesmo tempo crianças e cigarros e não fume com criança por perto. A fumaça, as queimaduras (principalmente noS olhos) e as irritações causadas pelo cigarro podem ser evitadas dessa forma.

No carro, leve as crianças sempre no banco de trás, de cinto de segurança. No colo, é um convite a acidentes.

Deve-se ter muito cuidado com colírios. Nunca se deve usar um colírio sem receita médica. Os olhos são órgãos extremamente sensíveis e um colírio errado pode trazer sério problemas e levar até mesmo á cegueira. Veja como fazer para usar um colírio:

  1. LAVE AS MÃOS.
  2. LEVANTE A CABEÇA E PUXE A PÁLPEBRA PARA BAIXO PARA QUE O COLÍRIO CAIA DENTRO DO OLHO.
  3. PINGUE SÓ UMA GOTA EM CADA OLHO.
  4. MATENHA OS OLHOS FECHADO POR DOIS MINUTOS.
  5. NÃO ESFREGUE OS OLHOS DEPOIS DE PINGAR O COLÍRIO

Obs.: O uso excessivo de colírios pode causar sérios problemas. Siga sempre a orientação do médico.

Em algumas profissões ou em certos casos, é necessário o uso de óculos de proteção. Mais do que uma obrigação, isso é um direito do trabalhador: trabalhar com segurança. Quem trabalha com solda, vapores tóxicos, produtos voláteis, objetos cortantes, poeira, etc, deve estar sempre protegido. Além de ser lei, esta proteção existe para ajudar quem trabalha a não perder a visão por motivos simples e que podem ser evitados. Os acidentes de trabalho já causaram a perda de mais olhos de que pernas, braços e dedos

LEMBRETES IMPORTANTES

  • O exame de vista pode ser feito em crianças de qualquer idade.
  • Usar óculos não enfraquece a vista.
  • Estrabismo(vesguice) não se cura sozinho, isto é, sem tratamento.
  • Miopia não se trata com exercícios, e sim com óculos.
  • O uso de lentes de contato não impede o aumento da miopia.
  • Não se deve esperar que uma criança com catarata congênita cresça para ser operada.
  • Nunca use colírios caseiros(leite, açúcar, limão ou chá ).
  • Ver televisão de perto ou ler em veículos em movimento não faz para os olhos, desde que isso não cause mal-estar.
  • Coçar os olhos pode causar muitos problemas.
  • Só use colírio com orientação médica.
  • Para uma boa visão, é fundamental uma boa alimentação, rica em vitamina a (cenoura, brócolis, couve, beterraba, batata doce, manga, óleo de dendê, fígado, leite, ovos).
Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011